Dados apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral revelam que pelo menos cinco municípios maranhenses tem menos habitantes que eleitores. Outro dado que chama a atenção é que enquanto a população dos 217 municípios vem diminuindo de forma gradual, o número de eleitores é exponencial. Isto é, muitos municípios maranhenses tem cerca de 80% e até mais de 90% dos percentuais do eleitoral da cidade.
Isso se explica pelo proximidade das eleições municipais, tendo os candidatos à frente orientando eleitores a transferir o domicílio eleitoral ou aqueles que estão aptos a votar pela primeira vez em troca de certos "agrados".
Os municípios que tem mais eleitores do que habitantes é Bacurituba, Brejo de Areia, Junco do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Rico do Maranhão e Tufilândia.
O Maranhão tem hoje 4.521.118 eleitores. A capital, São Luís, é responsável pelo maior número, 674.790, seguida de Imperatriz com 158.522 eleitores. As duas cidades com menor número de eleitores são Benedito Leite com 3.468 e São Pedro dos Crentes, com 3.718.
As três cidade que apresentam números razoáveis de eleitores se comparado com o número populacional são: Apicum Açu, com 62,31%, Bacabal, com 65,71, e depois Zé Doca, com 66%.
Araoises
O município de Araioses também faz parte da estatística é um dos 49 municípios com número desproporcional de eleitores, ou seja, proporcionalmente falando existe mais eleitores que habitantes. Os dados do IBGE (2010) apontam o município com uma população com 37.965 habitantes, e os do TSE deste ano 30.996 votantes o que representam 81,64%. A diferença entre a população e o número de eleitores é de apenas 6.969 pessoas.
Apesar do número de habitantes de Araioses divulgado pela pesquisa ser diferente dos dados oficiais apresentados pelo IBGE 2010 que é de 42.505 habitantes, os dados ainda surpreendem.
Confira abaixo o número populacional e o de eleitores, mesmo depois de revisão feita pela Justiça Eleitoral:
FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES / COM INFORMAÇÕES DO LUÍS CARDOSO
0 comentários:
Postar um comentário