A sessão Ordinária (nome que cabe bem a alguns daquela casa) da Câmara do último dia 22 de maio foi uma sucessão de afirmações hilárias, dignas de registro para a posteridade.
Antes de mais nada, há que se dizer que os discursos repetitivos dos vereadores estão cansando até a eles mesmos, só dois vereadores se pronunciaram, e mais uma vez não trouxeram nada de novo. Casos de corrupção, desvios de recursos públicos, falta de compromisso com a população na área da saúde, educação... além de tudo isso que já foi repetido à exaustão e nunca provado. Entretanto, a tônica dessa sessão teve um toque novo, devo admitir, falaram sobre o afastamento da prefeita. Quem leu o meu post anterior deve lembrar que expliquei que ela voltou ao cargo porque as colocações feitas pelo promotor de Justiça de Araioses, John Derick seguido pelo juiz de Direito de Araioses, Marcelo Fontenele foram resultado de pressão exacerbada dos vereadores que querem mostrar serviço a qualquer custo, agora com a aproximação das eleições municipais, o que induziram os juristas ao erro.
Voltando à sessão, o vereador Wilson de Miranda afirma que sempre acreditou no promotor e no juiz da comarca de Araioses, mas quem acompanha as sessões da Câmara, lembra quando ele afirmava que os vereadores faziam o trabalho deles, mas que tanto o promotor como o juiz faziam vistas grossas aos pedidos do legislativo. No mesmo discurso desta terça-feira, Wilson afirma que o poder judiciário é corporativista. Isso mostra que ele não tem palavra e nem coerência no que fala.
O discurso dos dois edis, Mano Gonçalves e Wilson de Miranda foram bem enfáticos, o primeiro diz que há no Maranhão políticos safados, pilantras, ladrões que se locupletam com recursos públicos. Isso é verdade, ele só esqueceu de falar daqueles que não tem a oportunidade de agir da mesma forma. Lembram daquele dito popular, quando os gatos saem os ratos fazem a festa? Pois é, foi o que aconteceu quando a prefeita foi afastada. Explico: recebi uma denúncia de que durante o afastamento da Luciana houve uma reunião entre os 9 vereadores e o prefeito interino. Depois que alguns dos vereadores da situação saíram, os que ficaram começaram a barganhar com o então prefeito. Diziam que levariam o carnê com as prestações do carro para a prefeitura pagar, outros queriam recursos públicos para investir na próxima campanha política e Deus sabe mais o que pediram, e se pediram. Mas como diz o velho ditado: onde há fumaça, há fogo. E olhem que fizeram isso em apenas dois dias, se tivessem três anos, o que não teriam feito, vendido toda a cidade? Que preocupação é essa com a população? Hoje sabemos quem é safado, pilantra e ladrão.
O vereador Mano também falou de políticos cínicos. Quem é o cínico? Quem quer governar por mais quatro anos ou quem já ficou no poder por mais de 20 anos e nunca fez nada, diz que dormiu todo esse tempo, e agora quer alcançar um cargo no executivo? Durante todo o tempo que ele passou dormindo, ele não viu que os meninos que bebiam água de cacimba se hoje se tornaram homens? Que o nosso hospital nunca funcionou como deveria? Que o PSF praticamente nem existia? Que os mãos calejadas, do cabo da foice e do facão, por mais de 20 anos sofreram por não ter o que comer, ou como dar educação a seus filhos? A resposta está na cara!
O vereador Mano ainda mostrou qual é a sua preocupação como político. Diz que ele o seu grupo, ao assumir o governo de Araioses, a sua primeira iniciativa será tirar os logotipos que a prefeita vem colocando em suas obras. Não seria melhor atender as necessidades, que ele denuncia todos os dias, dos mãos calejadas, dos meninos que bebem água de cacimba, dos araiosense que morrem todos os dias nos hospitais do município (como ele denuncia sem provas)? Vemos que as necessidades dele são estritamente pessoais.
Por fim quero concluir com uma frase, no mínimo emblemática, do vereador Wilson de Miranda: “Se ela (a prefeita) vier a FALECER o Felipe é quem vai assumir”. Será que isso é uma ameaça ou uma profecia do que está prestes a acontecer? No mínimo foi uma colocação infeliz. Vamos esperar os próximos meses para ver o desenrolar da política do município que já está pegando fogo. Parece que cabeças vão rolar, esperamos que de forma figurada.
* Comentarista político do Blog da Tv Difusora de Araioses.
0 comentários:
Postar um comentário