Por: Mr. Magu*
Cada dia que passa se tem mais certeza que um certo blogueiro de Araioses, mostra desconhecimento das leis e da realidade da nossa cidade. No seu último post ele começa com dúvidas sobre o retorno da prefeita. Todos sabiam que o retorno era inevitável. Os vereadores e o próprio Felipe, em seu discurso de posse, deixou claro que o retorno da Luciana era uma questão de horas ou dias, como acabou acontecendo.
Os três dias que ele diz, que são para não serem esquecidos, de fato podem ser inesquecíveis, pois foi possível perceber como é fácil ser traído por aqueles com quem dividimos o mesmo local de trabalho.
O blogueiro mostra desconhecimento ainda quando diz que ela, voltando, não será por muito tempo, isso porque, acredita ele, os vereadores da base aliada ao governo vão se voltar contra a prefeita e talvez abrir uma CPI. Pura ilusão, os mesmos vereadores que ontem apoiavam o Felipe, hoje voltarão a apoiar a prefeita, afinal, eles precisarão do seu apoio para a campanha municipal que se aproxima. E o que se diz nos bastidores, é que alguns dos vereadores de oposição, estão tentando conversar com a prefeita para se aliar a ela. De outro lado, mesmo que eles abrissem uma CPI, faltaria tempo hábil para concluí-la, pois, segundo a própria constituição, todos tem direito à ampla defesa, e a Luciana já mostrou várias vezes que até hoje nada foi provado contra ela.
A liminar que acabou afastando a prefeita Luciana Trinta, ao contrário do que pensam, pode funcionar como munição para fortalecer a futura e possível (re) candidatura dela. Ela vai mostrar que o promotor de justiça da cidade agiu pressionado pelos vereadores, que cegos de ódio, o induziram ao erro. O Tribunal de Justiça do Estado, isento de partidarismo ou pressão da opinião pública, viu que os argumentos da liminar expedida pelo Juiz da Comarca de Araioses, Marcelo Fontenele, eram inconclusivos e sem justificativa para levar ao afastamento da prefeita.
Esquece ainda o blogueiro, que mesmo antes que a prefeita assumisse, essa mesma oposição já dizia que ela não assumiria. Durante os três anos que se seguiram, foram descritos vários processos de irregularidade, desvios, etc, que segundo eles, justificava a cassação por improbidade administrativa. Quem acompanha todo esse imbróglio sabe que nunca foram apresentadas provas, apesar de um vereador mostrar um calhamaço de papéis durante as sessões da câmara que já está amarelado por ele levá-lo para cima e para baixo e nunca apresentar à justiça. Alguém imagina por quê?
Outro engano do blogueiro é que a oposição vai se juntar na mesma trincheira. Isso só prova que o blogueiro vive num mundo de sonhos, ou de pesadelo. Nos últimos meses comprovou-se como a oposição está desunida. O desejo por alcançar um cargo público tornou aliados em inimigos, resultando em cobranças públicas de devolução de dinheiro, em graves acusações de falta de ética e toda sorte de comportamento inaceitável para quem almeja representar o povo araiosense. Ainda assim, alguns se uniram, mas uma união questionada por aliados e comemorada por adversários, o Mano é pré-candidato a vice-prefeito na chapa que tem Valéria Leal como pré-candidata a prefeita. Afirmam que o Mano não tem a mínima credibilidade junto à opinião pública, principalmente depois das suas declarações, usadas à exaustão pelos aliados ao governo, de que foi covarde, que passou 20 anos dormindo, se calando a todos os desmandos e desgovernos dos gestores anteriores.
E por falar em desgoverno dos gestores anteriores, ouvi recentemente em rádio de nossa cidade, uma declaração que pareceu saudosista ao governo do Zé Tude. Dizia o jornalista que o município nunca viveu um período de medo e insegurança. Esquece ele, que o ex-prefeito, que ele já criticou, e já subiu no seu palanque, não tinha guardas municipais, mas capangas a seu serviço, que agrediam cidadão de bem apenas por discordar dos métodos do então general. Dizem que o povo tem memória curta, mas talvez a idade do jornalista o esteja traindo fazendo-o esquecer da história negra do nosso município, contada pelos nossos pais e avós vítimas desse senhor e registradas em livro na nossa cidade. Uma época em que o município mergulhou em nuvens negras de desmandos e desvios de recursos descobertos pela Polícia Federal.
* Comentarista político do Blog da Tv Difusora de Araioses.