A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) lançam, amanhã, quinta-feira (10), em Imperatriz, na Região Tocantina, a 2º etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no estado. A solenidade acontece no Parque de Exposições, em Imperatriz. O governo do Estado intensificará, nos próximos dias, parcerias com entidades rurais e criadores de gado bovino e bubalino, para que se alcance ou supere o índice de 96,59% obtido na primeira etapa, realizado entre maio e junho, maior registrado nos últimos 10 anos.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, para esta etapa já foram firmados convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 6,5 milhões, que serão investidos na renovação e recuperação da frota de veículos da Aged, além da reestruturação física dos escritórios da agência no interior do estado, o que nos dará mais agilidade nas ações da campanha. Além do Mapa, a Sagrima e a Aged estão reforçando as parcerias com a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec), Polícia Rodoviária Federal, Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e sindicatos e outras entidades rurais regionais.
Segundo o presidente da Associação de Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Marco Tulio Dominici, a classificação para zona livre da febre aftosa é de primordial importância para impulsionar o Maranhão na abertura de grandes mercados mundiais. “Os criadores são os principais interessados em erradicar a febre aftosa. Com isso abriremos novos mercados no exterior, tanto na Europa como no Oriente Médio, trazendo grandes investimentos para o estado. Além disso, essa nova classificação agregará valor à nossa carne gerando mais empregos. A zona livre da febre aftosa é a grande luta da pecuária maranhense’’, enfatizou o presidente da Ascem.
CAMPANHA
Nessa segunda etapa, o Mapa alterou o período tradicional de vacinação, que em todo o país é de 1º a 30 de novembro. Apenas os estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco obedecerão um calendário diferenciado, que vai de 14 de novembro a 14 de dezembro.
O novo calendário atende à necessidade de levantamento soroepidemiológico do rebanho dos estados, que são candidatos à elevarem a classificação sanitária de médio risco para zona livre de febre aftosa com vacinação, e com reconhecimento nacional já no primeiro semestre de 2012. “A sorologia é um estudo realizado para obter a classificação de zona livre da febre aftosa junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, explicou o diretor da Aged, Fernando Lima.
O Maranhão concentra 65% do rebanho total dos três estados, respondendo como o 2º maior rebanho bovino do Nordeste e 3º rebanho bubalino do país, cenário que torna o desafio local muito maior.
FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES COM INFORMAÇÕES DA AGED
0 comentários:
Postar um comentário