sábado, 12 de novembro de 2011

ARAIOSES PROMOVE CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

COMPARTILHE

 Com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de Direitos Humanos de Crianças e adolescentes” a Prefeitura Municipal de Araioses abriu a sexta edição da Conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente de Araioses, nesta última sexta-feira, 11, no auditório do Centro Comunitário, que contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, da sociedade civil organizada, estudantes e populares.
Durante a abertura foi lida correspondência enviada pela articuladora municipal do Selo Unicef, Leila, que destacou os trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal em Araioses, efetivando as políticas do governo federal como o Bolsa Família, o Peti, o ProJovem, a entrega do Leite, o Bolsa Família, dentre outros, que contribuem para excluir o município da estatística de ser um dos de pior IDH do país.
Para a coordenadora do programa de saúde bucal do município, Sônia Cristina Barbosa, o encontro tem o intuito de conscientizar a sociedade não apenas dos direitos, mas também dos deveres das crianças e adolescentes e que todos, pais, mães, responsáveis e os poderes constituídos tem a responsabilidade de cuidar para que esses direitos sejam, de fato, respeitados.
Adriana Lima, Assistente Social
Para que os presentes ao encontro compreendessem a importância da conferência que é realizada bienalmente desde 1995, e preparar os participantes para os trabalhos de grupo e discussões que seriam realizadas ao longo do dia, a Assistente Social do Nasf, de Parnaíba, Adriana Lima Barros, foi convidada a ministrar uma palestra. “Para que as políticas sociais sejam efetivadas é necessário que as diretrizes de todas as secretarias municipais, conselhos e órgãos que trabalham os direitos das crianças e adolescentes, elejam, esses, como prioridade em suas políticas de ação”, enfatizou.
A comunidade participou levantando problemas que muitas vezes iniciam dentro de casa. O Sr. Francisco Honório, trouxe como exemplo o temor que os pais tem de contrariar os filhos. Ao tentar agradar, fazem com que esses desconheçam os seus limites que são agravados na adolescência. Para a terapeuta educacional do Nasf de Araioses, Ana Beatriz, em muitas famílias é comum faltar a referência paterna.
Durante a tarde foi o momento de deliberar sobre as necessidades mais urgentes das crianças e adolescentes do município.
No final da conferência, Adriana Lima, se mostrou feliz com o resultado do encontro. Ela destacou que foi possível formar pessoas capacitadas para mobilizar e monitorar as ações que foram aprovadas pela plenária e que irão representar o município na Conferência Estadual que deverá acontecer ainda este ano e até mesmo a Nacional que acontecerá em março do próximo ano.
FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More