domingo, 15 de abril de 2012

MAIS DE 600 COLISÕES COM MOTOCICLETAS ESTE ANO

COMPARTILHE


Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), 63% dos leitos de hospitais de emergência de São Luís são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas. O número é reflexo da quantidade de acidentes com esse tipo de veículo nas vias da capital. De acordo com levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), somente no primeiro trimestre deste ano foram registradas 691 colisões envolvendo motociclistas. Em 2011, foram feitos 3.068 atendimentos.
Os dados são mais preocupantes quando é levado em consideração o número de mortes. Dos 60 óbitos em acidentes de trânsito registrados pelo Detran no ano passado, em São Luís, 23 vítimas eram motociclistas. "Excesso de velocidade e direção imprudente são os principais fatores agravantes para que os acidentes aconteçam. Outro fator de risco é a associação de direção e bebida alcoólica", disse a chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito do Detran, Lindinalva Ribeiro.
Segundo a pesquisa desenvolvida pela Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, em ambos os sexos, aumenta com a escolaridade. Com relação à faixa etária, a frequência foi maior entre os mais jovens, alcançando mais de 30% dos homens e mais de 10% das mulheres de 18 a 44 anos.
Sem proteção - Acidentes tornam-se ainda mais graves quando os motociclistas não utilizam equipamentos de proteção, como capacetes, casaco com proteção, calçados apropriados (botas, sapato fechado) e ainda desrespeitam a sinalização e fazem ziguezague entre os carros.
O motociclista é muito mais suscetível a danos por causa da exposição no veículo. Qualquer colisão, que para um motorista de carro resultaria em um dano pequeno, é capaz de deixar um motociclista com alguma sequela. "O capacete é um dispositivo essencial para que seja evitado sequelas graves. Mas não basta usar o equipamento sem estar afivelado ou usá-lo no braço. É preciso uso adequado para que nada de pior aconteça", alertou Lindinalva Ribeiro.
Indenizações - Proporcionalmente à quantidade de registro de acidentes, é o número de indenizações de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagas às vitimas que sofreram acidentes de motocicleta, tanto na condição de motorista como de passageiro e de pedestre. Em 2011, 65% das indenizações pagas foram para esses casos. Considerando somente o caso de invalidez permanente, os acidentes com motocicleta representam 72% das indenizações nesse período.

Números

63% dos leitos de hospitais de emergência de São Luís são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas
691 colisões envolvendo motociclistas foram registradas pelo Samu nos três primeiros meses deste ano

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More