
O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Araioses com o apoio do Governo do Estado, tem por objetivo principal promover o caranguejo-uçá e seu habitat como atrativo turístico além da valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do caranguejo.
A Fanfarra Municipal Lírio do Delta fez as honras da casa e deu boas vindas aos presentes com a execução de várias músicas. O secretário Luis Fernando, representando a governadora do Maranhão destacou o interesse do governo em desenvolver essa importante atividade produtiva, pois Araioses é o segundo maior produtor de caranguejo do mundo.
Hildo Rocha destacou que o festival é uma forma de valorizar o trabalho árduo dos catadores e que governo e a sociedade civil tem que apoiar esses trabalhadores para que tenham uma atividade sustentável e que gere renda.
Segundo a prefeita Luciana Trinta, uma das principais motivações do festival foi a valorização do trabalho dos catadores, já que eles são quantitativo significativo da mão de obra do município com cerca de 5.000 profissionais. Como a cata do crustáceo é a maior atividade econômica do município, a prefeita desta que, é daí a sua luta para que a profissão seja reconhecida.
Quem foi para se divertir também pôde apreciar diversas iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada. Puderam ser vistos muitos turista que foram ao município atraídos pelo festival.
Durante a festa, iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada foram apreciadas pela comunidade local e por turista que foram ao município atraídos pelo festival realizado na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses. Apresentação da Dança do Caranguejo, de grupos folclóricos regionais, do Boizinho Barrica, Bicho Terra e banda de Fanfarra, também foram atrações do festival.FONTE: Tv Difusora Araioses
0 comentários:
Postar um comentário