VISÃO GERAL

Programa apresentado por Antonio Veras. O Visão Geral é um programa de variedades que vai ao ar das 12h45 as 14h.

OPINIÃO LIVRE REESTREIA NA DIREÇÃO DE MARCIO MARANHÃO

Todas as quartas-feiras, Marcio Maranhão comanda o programa Opinião Livre sempre com a participação de um convidado para discutir assuntos de interesse na municipalidade. Não perca, todas as quartas-feiras às 11h da manhã.

SEJA NOSSO PARCEIRO

Agregando ainda mais valor ao nosso blog disponibilizamos este serviço para valorizar nossos parceiros, para divulgar suas empresas, eventos e produtos.

GASTÃO VIEIRA EM SUA PRIMEIRA VISITA OFICIAL COMO MINISTRO AO MARANHÃO

Ao lado da prefeita, Luciana Trinta, o ministro Gastão Vieira participa de uma série de obras no município e recebe o carinho da população.

PREFEITA LUCIANA TRINTA PARTICIPA DE SOLENIDADE COM DILMA ROUSSEFF

Prefeita de Araioses, Luciana Trinta, anuncia nova etapa de expansão do ensino superior.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INVESTIMENTO EM TRANSPLANTES AUMENTARÁ EM 1 BILHÃO DE REAIS

COMPARTILHE

Para o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Héder Borba, o governo federal deverá aumentar em cerca de 50% o investimento na área de transplantes em relação ao ano passado, que ficou em R$ 2 bilhões. Segundo ele, o valor exato do investimento será anunciado nesta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento da campanha "Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas".

Atualmente o número de pessoas aguardando um transplante chega a 36 mil no país. No ano passado, foram realizados 21 mil transplantes, sendo a maior parte de córnea. Segundo Borba, o número de transplantes está em crescimento, tendo registrado 14% a mais em 2010 em relação a 2009. O Brasil ocupa a terceira posição mundial no número de transplantes. Embora transplantes como o de rins, córneas e fígado já sejam mais comuns na maioria das regiões do país, procedimentos mais complexos, como o transplante de pulmão, só são realizados em três estados: Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

FONTE: Tv Difusora Araioses com informações de O Imparcial

FLÁVIO DINO LIDERA DISPARADO SUCESSÃO DE ROSEANA

COMPARTILHE

O Presidente da Embratur, Flávio Dino, lidera a corrida sucessória estadual com larga vantagem. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, no período de 16 a 19 de setembro.

Na média apurada, Flávio Dino ostenta um índice de 57,9% das intenções de voto dos maranhenses. Ele também é apontado por 44,31% dos entrevistados como o nome que vai ganhar as eleições de 2014. No primeiro cenário de confronto direto, Dino obtém 61,62% das intenções de voto, contra 25,46% dados ao ministro Edison Lobão.

Num cenário de maior pulverização das candidaturas, com 5 nomes concorrendo, Flávio Dino também teria uma grande vantagem sobre os concorrentes, chegando a 48,15%, contra 15,15% de Luis Fernando.

FONTE: Jornal Pequeno Online

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRESOS PROTESTAM

COMPARTILHE

João Bispo Serejo, sec.-adj da (Saap)

Além da péssima qualidade de alimentos dados no presídio, detentos reclamam da entrada de visitas
Após ser encerrada a greve de fome, na última quarta-feira, os detentos das cinco unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas protestaram na manhã de ontem, por conta da demora da entrada das visitas no local. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária (Saap), João Bispo Serejo, o movimento foi rápido e logo cessou com a entrada dos familiares, que foi autorizada após as 9h da manhã.
secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária (Saap)
Desde domingo (18), os detentos do Presídio  São Luís de Segurança Máxima, um dos cinco estabelecimentos que compõem o Complexo de Pedrinhas, realizam manifestações contra a questão das condições das refeições distribuídas pelos estabelecimentos prisionais. Além da qualidade dos alimentos, eles reivindicam um fogão industrial para cozinhar, ou mesmo, esquentar as refeições que chegam de uma empresa terceirizada, especializada na distribuição de quentinhas. Outras questões são quanto ao acúmulo de processos não revisados pela Justiça, melhorias nas condições estruturais dos presídios, bem como encontros íntimos nas celas, exoneração de diretores da penitenciária e o fim da superlotação.
Serejo informou que a administração dos presídios, secretários, juízes e promotores de justiça já fecharam acordo para solucionar alguns pontos da pauta de reivindicação dos detentos. Um deles é quanto às refeições. Estas serão fiscalizadas por membros da Comissão de Direitos Humanos. Em relação ao fogão industrial nas celas, o secretário- adjunto disse que foi negada a proposta, uma vez que disponibilizar o utensílio doméstico dentro das celas seria uma irresponsabilidade, já que as peças dos fogões poderiam ser utilizadas como armas. As visitas íntimas dentro das celas também não foram acolhidas.
“Também estamos providenciando a questão da agilização do trâmite daqueles processos, cujos réus já cumpriram a pena, precisando apenas terem seus processos avaliados para ser concedida a soltura. Pediremos um apoio maior da Defensoria Pública do Estado, disponibilizando mais defensores para agilizar o andamento dos casos estagnados, como de pessoas que já deveriam estar em liberdade há pelo menos dois anos, e simplesmente estão esquecidas”, ressaltou Bispo Serejo, lembrando também da proposta de melhorias estruturais: Serão colocadas bancos na área de atendimentos à visita, entre outras melhorias”.
Outras questões
Na madrugada desta terça-feira, cerca de 250 detentos de 15 celas do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas tentaram fugir após serrarem as grades da carceragem. A tentativa de fuga foi frustrada por policiais do Grupo de Escolta e Operações Penitenciários (Geop) e do Batalhão de Choque (BPChoque) da PM, que chegaram a balear um dos internos, identificado por Givanilson Lopes, que foi encaminhado ao Socorrão II com a perna atingida. Os internos ainda atearam fogo em colchões.
FONTE: O IMPACIAL

MINISTRA NEGA QUE MUDANÇAS NO BOLSA FAMÍLIA ESTIMULEM NATALIDADE

COMPARTILHE

Uma discussão após a ampliação do número de pessoas beneficiadas no programa social Bolsa Família, do Governo Federal, gerou polêmica, pois passa de três para cinco crianças por família que pode ser incluídas no programa.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirmou que a ampliação no número de crianças beneficiárias do programa social do Governo Federal não é um estímulo para que os casais tenham mais filhos. "Não conheço nenhum especialista ou conhecedor do assunto que acredite que a ampliação de um benefício de R$ 32 vá levar à ampliação da taxa de natalidade. Pelo contrário, há oito anos, o Bolsa Família tem repassado recursos com a parcela variável, atingindo crianças, e o que tivemos foi a redução da taxa de natalidade, inclusive na população pobre e extremamente pobre", disse ela ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa "Bom Dia, Ministro".
FONTE: O Impacial online

ESTUDO EUROPEU REVELA QUE FUMANTES PERDEM DIARIAMENTE UM TERÇO DA MEMÓRIA

COMPARTILHE

Que o cigarro é nocivo à saúde, isso não é mais novidade. Mas, um estudo realizado pela Universidade Northumbria com cerca de 70 pessoas com faixa etária entre 18 e 25 anos revelou que os fumantes perdem até um terço da memória diariamente, no entanto, se parar de fumar podem recuperar as informações no nível próximo ao dos não fumantes.
Os voluntários foram submetidos a um passeio pela universidade, no final foram perguntados sobre o que viram no trajeto, semelhante a um teste de memória com tarefas complementares. O resultado foi surpreendente: os fumantes lembraram de apenas 59% das tarefas, quem parou de fumar lembrou de 74% e, os que nunca fumaram, lembraram de 81% das tarefas.
Segundo o coordenador da pesquisa, o médico Tom Heffernan, a descoberta pode ser usada em campanhas antitabagistas, pois sabia-se dos benefícios para a saúde de quem parava de fumar, com o novo estudo descobriu-se os benefícios para as funções cognitivas.
O próximo passo da pesquisa é investigar os efeitos do fumo na memória dos fumantes passivos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NETO CARVALHO É DENUNCIADO POR PUBLICIDADE IRREGULAR

COMPARTILHE

A Promotoria de Justiça de Magalhães de Almeida ingressou na última terça-feira, 20, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município, João Cândido de Carvalho Neto. O motivo da ação foi a publicação de publicidade oficial com objetivo de promoção pessoal do prefeito e de outras pessoas.
O anúncio foi publicado em 31 de dezembro de 2009, em um jornal de grande circulação de São Luís, em um caderno denominado “Retrospectiva 2009”. Além de uma foto do prefeito e sua esposa, o texto possuía declaração expressa a respeito do terceiro mandato de Neto Carvalho (como é conhecido) à frente do Executivo Municipal.
Para o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho, autor da ação, o prefeito feriu os princípios constitucionais da moralidade, legalidade e impessoalidade na administração pública, além de causar danos ao erário, já que houve o pagamento de publicidade que caracteriza uma ação de promoção pessoal com recursos públicos.
A nota fiscal do serviço, emitida pelo jornal, é relativa a “serviço de publicidade prestado aos dirigentes do Município de Magalhães de Almeida/MA”, embora tenha sido emitida em nome da empresa Espublicidade Ltda. A soma desses fatores, de acordo com o promotor, são suficientes para caracterizar a improbidade administrativa.
Caso seja condenado pela Justiça, João Cândido de Carvalho Neto estará sujeito a penalidade como o ressarcimento do dano causado aos cofres municipais, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos, proibição de fazer contratos ou receber benefícios do poder público por cinco anos e pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração enquanto prefeito de Magalhães de Almeida.
FONTE: Blog Gilberto Léda

terça-feira, 20 de setembro de 2011

AGRICULTURA APROVA SEGURO-DESEMPREGO PARA CATADORES DE MARISCO, CARANGUEJO E SIRI

COMPARTILHE


Catador de caranguejo de Araioses

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (14), proposta que estende aos catadores de caranguejos, siris e mariscos que vivem dessa atividade o direito a seguro-desemprego de um salário mínimo por mês. O seguro será concedido durante o defeso, quando é proibido pescar ou colher frutos do mar, e em períodos em que a coleta ficar prejudicada pela contaminação ambiental, proliferação de organismos nocivos ou por chuvas.

A proposta foi aprovada na forma de substitutivo do relator, deputado Hélio Santos (PSDB-MA), ao Projeto de Lei 1083/11, do deputado Cleber Verde (PRB-MA) . A proposta original, que altera a Lei 10.770/03, contempla com o benefício, já concedido ao pescador profissional durante o defeso, apenas os catadores de marisco.

O parlamentar baseou seu texto em um substitutivo feito pelo deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) para projeto de mesmo teor (PL 3202/08) apresentado pelo ex-deputado Flávio Bezerra e arquivado ao fim da legislatura passada.

Degradação ambiental
“Esses trabalhadores têm resistido à crescente degradação do ambiente natural e à falta de incentivos externos”, afirmou Hélio Santos. Segundo ele, os catadores de caranguejos, siris e mariscos tendem a permanecer “marginalizados e desorganizados”, embora tenham um trabalho muito identificado com o dos pescadores artesanais. “Trata-se de uma questão de justiça estender-lhes o benefício.”

Exigências
Para ter direito ao benefício, entre outras exigências, o catador de caranguejos e siris (Catálogo Brasileiro de Ocupações [CBO] 6310-05) e o catador de mariscos (CBO 6310-10) deverão apresentar ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego de sua cidade registro de catador profissional, com antecedência mínima de um ano da data do início do defeso; comprovantes de inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do pagamento da contribuição previdenciária.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Íntegra da proposta: PL-1083/2011

Fonte: Jornal da Parnaíba | Reportagem de Tiago Miranda/Agência Câmara de Notícias

DELTA DAS AMÉRICAS SERÁ UM DOS 50 DESTINOS TURÍSTICOS DURANTE A COPA DE 2014

COMPARTILHE


Durante a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, três milhões de turistas brasileiros e 600 mil visitantes estrangeiros farão oito milhões de viagens para conhecer os atrativos do país. Para que as lembranças desses viajantes não se restrinjam às partidas de futebol, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) vão promover 50 destinos turísticos com o objetivo de irradiar os visitantes das 12 cidades-sede para essa regiões.
Os estudos começaram na tarde desta quinta-feira (15), em reunião entre representantes do MTur e da Embratur. O primeiro passo é analisar quais destinos complementam a oferta turística das cidades-sede. A próxima fase prevê a apresentação das atrações aos operadores de turismo brasileiros e aos governos dos estados envolvidos no projeto. O estudo vai considerar aspectos mercadológicos, logísticos e estruturais.


O levantamento da oferta turística que integrará o estudo é resultado de um cruzamento de informações sobre os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional e dados fornecidos pela Embratur sobre turismo internacional. Serão contemplados atrativos dos segmentos cultural, histórico, gastronômico, ecológico, de aventura e litorâneo.

Dentre os roteiros com atrativos de interesses mundiais está o Delta do Parnaíba que tem 80% do seu território localizado em Araioses, Maranhão.

FONTE: Tv Difusora Araioses com informações do Ministério do Turismo




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TCE-MA REPROVA CONTAS DE VEREADOR DE ARAIOSES E APLICA MULTA DE R$ 80 MIL

COMPARTILHE

Vereador Bernardo Coutinho Silva (PSC), vulgo Dadá
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Araioses referente a gestão do presidente Bernardo Coutinho Silva (PSC) no exercício de 2008.  O Tribunal ainda aplicou uma multa ao gestor no valor de R$ 80 mil.

A decisão foi tomada na sessão plenária de quarta-feira, 14, quando foi julgada a Tomada de Contas Especial realizada no exercício, resultando na rejeição das contas. Cabe recurso da decisão.


TCE CONDENA EX-PREFEITO A DEVOLVER QUASE R$ 19 MILHÕES

O Tribunal de Contas do Estado condenou o ex-prefeito de Paulo Ramos, João Teixeira Noronha, a devolver ao erário todo o volume de recursos empregado pelo município no exercício de 2008, o que corresponde a pouco menos de R$ 19 milhões. A decisão foi tomada na sessão plenária desta quarta-feira, 14, quando foi julgada a Tomada de Contas Especial realizada no exercício, resultando na rejeição das contas do prefeito.

Do total da execução orçamentária do município foram excluídos apenas os R$ 700 mil correspondentes ao repasse do legislativo municipal, já que a câmara de vereadores prestou contas ao Tribunal. O total a ser devolvido inclui recursos do Fundeb, Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundo Municipal de Saúde (FMS), entre outros.

O gestor é reincidente em sua inadimplência, pois deixou de entregar ao Tribunal suas contas relativas ao exercício de 2007, que também foram objeto de Tomadas de Contas Especial. Mesmo assim, o gestor sequer apresentou defesa ao ser citado na Tomada de Contas relativa ao exercício de 2008. Cabe recurso da decisão.

Na mesma sessão, o TCE emitiu parecer prévio pela aprovação com ressalvas das contas de governo de Benedito Francisco da Silva Figueiredo (Codó, 2007, com julgamento irregular das contas de gestão, do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, Fundo Municipal de Saúde – FMS e Fundeb e multas no total de R$ 33,6 mil), Ildemar Gonçalves dos Santos (Açailândia, 2008, com julgamento regular com ressalvas das contas de gestão, do Fundo Municipal de Saúde – FMS, Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS e julgamento irregular do Fundo Municipal para Infância e Adolescência). Com débito de R$ 152,9 mil e multas no total de R$ 32,7 mil.

Receberam parecer prévio pela desaprovação as contas de Edivaldo Prado Nascimento (São João do Caru, 2008, com débito de R$ 30 mil).

CÂMARAS – Entre as câmaras municipais foram julgadas irregulares as contas de Antonio José de Sousa (Jatobá, 2007, com débito de R$ 12,8 mil ) e Bernardo Coutinho Silva (Araioses, 2008, com multa de R$ 80 mil)*.

O TCE julgou regulares com ressalvas as contas de Paulo Alfredo Donjie de Oliveira (7ª Companhia Independente de Rosário/PM, 2008), Marco Antonio Alves da Silva (3º Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz, 2008) e Hilton Portela da Ponte (Instituto de Previdência dos Serviços Públicos de Chapadinha, 2005).

(Ascom/TCE-MA) 
* Grifo nosso

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PLANALTO CONFIRMA GASTÃO VIEIRA PARA TURISMO

COMPARTILHE


O novo ministro do Turismo é o deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), confirmou o líder do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN). O antecessor dele, Pedro Novais, também do PMDB, caiu nesta quarta. Foi o quinto auxiliar da presidente Dilma Rousseff a deixar o governo em menos de nove meses de gestão. "A decisão final foi da presidente Dilma", disse Henrique Eduardo Alves ao site de VEJA, comparando à sucessão a um campeonato de futebol: "Parecia um brasileirão, um empate entre seis ou sete nomes". Vieira foi chamado ao Palácio do Planalto para um encontro com a presidente Dilma depois de o próprio governo ter dito que a escolha só se daria nesta quinta-feira.

Durante um mês, Novais resistiu às revelações de que patrocinou uma farra em um motel e não caiu nem mesmo com a devassa que a Polícia Federal (PF) fez na pasta comandada por ele. Sucumbiu, enfim, depois que vieram à tona dois casos de mau uso de dinheiro público: pagou com salário da Câmara a governanta Doralice de Souza, que trabalhou em seu apartamento de 2003 a 2010; e usou um funcionário público, contratado pelo gabinete de seu suplente na Câmara, como motorista particular de sua mulher. Os dois últimos casos foram revelados pelo jornal Folha de S. Paulo.

No fim da tarde, Novais entregou sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff. Depois disso, foi aberta a bolsa de apostas em torno do nome de seu substituto. O dia foi de expectativa e muitas reuniões em Brasília. Ainda recuperando-se de uma internação em São Paulo, devido a uma intoxicação alimentar, o vice-presidente Michel Temer voltou para a capital federal para reunir-se com caciques do PMDB, "dono" do comando do ministério. Presente à reunião, o líder do governo na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), consultou a bancada da legenda. Ao deixar o Congresso, antes de voltar para um segundo encontro com Temer, disse que o PMDB estava colocando à disposição da presidente Dilma os nomes de todos os deputados do partido. A escolha caberia a ela. Uma coisa, ressaltou, era certa: "Vai ser um parlamentar da Câmara, isso está decidido". O preferido dele: Marcelo Castro (PI). Outros nomes cotados são Lelo Coimbra (ES), Leonardo Quintão (MG), Manoel Júnior (PB) e Gastão Vieira (MA). 

Na disputa, o deputado do Maranhão saiu vencedor. Antes do agora ex-ministro do Turismo, perderam o posto os titulares da Casa Civil, Antonio Palocci, dos Transportes, Alfredo Nascimento, da Defesa, Nelson Jobim, e da Agricultura, Wagner Rossi.O antecessor - Pedro Novais, maranhense de 80 anos e 1,55 metro de altura, já começou no governo Dilma com o pé esquerdo. Antes mesmo da posse veio à tona a informação de que o ministro pagou uma conta de motel de 2 156 reais com dinheiro público, verba de gabinete de quando era deputado federal. Ele devolveu o dinheiro, atribuiu o erro a um assessor e a história acabou por aí. Antes de ir para a Esplanada dos Ministérios, Novais era um dos mais longevos integrantes da Câmara dos Deputados. Ocupava uma cadeira na Casa desde 1990, sempre como representante do Maranhão, com a benção de José Sarney. A carreira política foi precedida por anos no Ministério da Fazenda, durante o regime militar. A expertise de Novais em lidar com dinheiro público tornou-se um trunfo em Brasília. Conhecedor dos meandros do Orçamento, ele sabe como ninguém fazer uma emenda parlamentar ser aprovada pelo Congresso. 

Na vida pessoal, à exceção do arroubo do Motel Caribe, o ministro é um homem de poucas palavras, casado há trinta anos com a segunda esposa, Maria Helena, e que, salvo imprevistos, às 21 horas já está de pijama, pronto para dormir.

O novo ministro - Gastão Vieira entende muito bem o funcionamento de seu partido, o PMDB. No final de agosto, em entrevista ao programa humorístico CQC, declarou: "No PMDB todo mundo manda, ninguém obedece e cada um faz o que quer". Foi uma das frases da semana de VEJA.

Aliado da família Sarney, quando secretário estadual de Planejamento do governo de Roseana Sarney, em 2009, o jornal Folha de S.Paulo publicou que ele usava, com autorização da Câmara, o apartamento funcional que ocupava enquanto deputado. A permissão, sem justificativa oficial, foi dada pela Mesa Diretora da Câmara. As filhas do então secretário estadual viviam no imóvel. Como deputado licenciado, Gastão Vieira também optou por continuar recebendo seus vencimentos como deputado federal, o que seria permitido pela legislação.A partir de 1995, Gastão Vieira foi eleito deputado federal pelo Maranhão em todas as cinco eleições.

FONTE: O imparcial Online

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º FESTIVAL DO CARANGUEJO: UM SUCESSO

COMPARTILHE

Patinha, moqueca, caranguejada, caldo de caranguejo, dentre outros pratos preparados a partir da matéria prima tema do festival, o caranguejo, ocupava várias das barracas localizadas nas duas principais praças de alimentação o Balneário da Ilha de Barreiras e a Praça do Viva Araioses.
Artigos de artesanato, bebidas feitas a partir de raízes, além de esculturas produzidas pelos artesãos araiosenses puderam ser encontradas na barraca Sabohart.
Tudo isso foi o plano de fundo para o evento que já pode ser considerado o maior evento gastronômico do caranguejo do Baixo Parnaíba.
Durante os três dias do festival, houveram várias apresentações que se revezavam entre a tarde na Barreira e à noite na Praça do Viva. Para abrir a solenidade foi convidada a dança do caranguejo que com maestria apresentou o dia-a-dia do catador de caranguejo.
Em seguida foi a vez do Forró Estourado animar a multidão que acompanhava com atenção toda a cerimônia. Após a explosão de fogos de artifício o Forró Estourado com seu ritmo contagiante agitou o público.
No dia seguinte, 10, o público se dirigiu para o Balneário da Ilha de Barreiras onde a festa começou cedo. O Forró Show aqueceu um grande público que embaixo de um sol de mais de 40 graus que mais tarde seria incendiado pela banda Amor Cearense. À noite foi o bicho com as apresentações culturais, Boi Barrica e o Bicho Terra que encantaram aos presentes.  Em seguida foi a vez das meninas do Amor Real deixar todos apaixonados de verdade.
No último dia do Festival quem deu o tom da festa foi a banda Swing Bom, com um som que desafiava a todos a provar que tinham bom molejo. A Banda Amor Real mais uma vez fechou a tarde de festa e prepararam o espírito dos presentes para a noite que prometia.
Os bois de Nina Rodrigues e o de São Simão deixaram a todos encantados com o belo figurino e o ritmo próprio das manifestações culturais do Maranhão. E para já deixar todos com saudades e gostinho de quero mais a Banda Mulher Chorona agitou até altas horas fazendo a todos agradecer à prefeitura municipal pela organização do Festival que coloca o município no roteiro dos grandes eventos gastronômicos do país.

domingo, 11 de setembro de 2011

TRÊS DIAS DE FESTA E VALORIZAÇÃO DO CATADOR DE CARANGUEJO EM ARAIOSES

COMPARTILHE

Desde a última quinta-feira (09), Araioses se transformou na sede gastronômica do caranguejo na região do Baixo Parnaíba. Logo na abertura milhares de pessoas se reuniram na Praça do Viva para prestigiar o evento que contou com a presença de várias autoridades como, os secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; o Deputado Federal, Gastão Vieira; e é claro, a anfitriã, a prefeita municipal Luciana Trinta, além de secretários municipais, dentre outras.
O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Araioses com o apoio do Governo do Estado, tem por objetivo principal promover o caranguejo-uçá e seu habitat como atrativo turístico além da valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do caranguejo.
A Fanfarra Municipal Lírio do Delta fez as honras da casa e deu boas vindas aos presentes com a execução de várias músicas. O secretário Luis Fernando, representando a governadora do Maranhão destacou o interesse do governo em desenvolver essa importante atividade produtiva, pois Araioses é o segundo maior produtor de caranguejo do mundo.
Hildo Rocha destacou que o festival é uma forma de valorizar o trabalho árduo dos catadores e que governo e a sociedade civil tem que apoiar esses trabalhadores para que tenham uma atividade sustentável e que gere renda.
Segundo a prefeita Luciana Trinta, uma das principais motivações do festival foi a valorização do trabalho dos catadores, já que eles são quantitativo significativo da mão de obra do município com cerca de 5.000 profissionais. Como a cata do crustáceo é a maior atividade econômica do município, a prefeita desta que, é daí a sua luta para que a profissão seja reconhecida.
Quem foi para se divertir também pôde apreciar diversas iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada. Puderam ser vistos muitos turista que foram ao município atraídos pelo festival.
Durante a festa, iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada foram apreciadas pela comunidade local e por turista que foram ao município atraídos pelo festival realizado na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses. Apresentação da Dança do Caranguejo, de grupos folclóricos regionais, do Boizinho Barrica, Bicho Terra e banda de Fanfarra, também foram atrações do festival.


FONTE: Tv Difusora Araioses

sábado, 10 de setembro de 2011

LUÍS FERNANDO SILVA PRESTIGIA FESTIVAL DO CARANGUEJO EM ARAIOSES

COMPARTILHE


Milhares de pessoas participam do I Festival do Caranguejo, que contou com a presença dos secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha. Eles abriram o evento, na noite de sexta-feira (9), ao lado da prefeita da cidade, Luciana Trinta. A festa, que movimenta a cidade neste fim de semana e é uma iniciativa da Prefeitura com o apoio do Governo do Estado, objetiva promover o caranguejo-uçá e seu habitat como um atrativo turístico e a valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do caranguejo.
Araioses é o maior produtor da espécie no Brasil e o segundo do mundo e tem uma população de cinco mil pessoas que vivem da cata desse crustáceo. Durante a abertura do festival, que contou também contou com presença do deputado federal Gastão Vieira, foi feita uma homenagem aos catadores, que receberam medalhas entregues pelas autoridades presentes.


O secretário Luis Fernando Silva destacou que o caranguejo tem importância não só para gastronomia, mas também para o turismo e para a econômica da cidade. “Em nome da governadora Roseana Sarney, quero deixar aqui um abraço a cada um dos catadores de caranguejo e desejar dias melhores, com mais trabalho, renda e, agora, com um evento especial voltado para essa atividade. Aqui temos um povo trabalhador que sabe preservar sua cultura, sua arte e sua culinária, que é motivo de orgulho para todo o Maranhão”, assinalou.


Para Hildo Rocha, o festival é uma forma de valorização do trabalho árduo dos catadores. “Temos que apoiar esses trabalhadores para que eles possam ter uma atividade sustentável que possa gerar renda. O festival chama a atenção e mostra a importância desse esforço, além de ser uma oportunidade para mostra os pratos que são feitos com o caranguejo”, declarou Hildo.


Durante a festa, iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada foram apreciadas pela comunidade local e por turista que foram ao município atraídos pelo festival realizado na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses. Apresentação da Dança do Caranguejo, de grupos folclóricos regionais, do Boizinho Barrica, Bicho Terra e banda de Fanfarra, também foram atrações do festival.  


Valorização


A prefeita destacou que a valorização do trabalho dos catadores foi uma das principais motivações para a realização do festival. “Esses profissionais são muito importantes para o município. De Araioses, sai a maior parte dos pescados e caranguejos degustados em vários estados brasileiros, com o Ceará e o Piauí”, ressaltou a prefeita, destacando que a cata do crustáceo é a maior atividade econômica do município. “Daí a minha luta para que a profissão seja reconhecida”, acrescentou Luciana Trinta, que agradeceu o apoio do governo para a realização do evento.


O comerciante Francisco Araujo também agradeceu pela iniciativa da realização do festival. “Só temos a agradecer à prefeitura e ao Governo do Estado pela iniciativa de promover este festival que dá mais visibilidade ao município. O evento é mais uma motivação para os turistas visitarem a cidade, rica em belezas naturais”, disse o comerciante Francisco Araujo. 


Araioses é uma das portas de entrada para o Delta da Américas. Entre os atrativos, estão as dunas gigantes de areias, praias desertas e passeios de observação dos pássaros, principalmente o guará e a garça azul.


Durante a festa, o deputado Gastão Vieira deu ainda uma boa notícia para os moradores: a de que será construído um Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na cidade, sendo que o primeiro vestibular será realizado no mês de fevereiro.



UMA MULTIDÃO SE SURPREENDE COM O 7 DE SETEMBRO DE ARAIOSES

COMPARTILHE

Abertura dos desfiles do 7 de setembro em Araioses

A Fanfarra Municipal Lira do Delta abriu as comemorações do 7 de setembro em Araioses com traje de gala e músicas que emocionaram e impressionaram a todos. Reunidos na Av. Dr. Paulo Ramos, centenas de pessoas se espremiam na arquibancada, armada para o evento, para não perder nenhum detalhe do desfile. Do outro lado a prefeita municipal de Araioses, Luciana Trinta, junto do esposo, filhas e autoridades municipais prestigiava o belíssimo evento.

Ao todo 19 escolas do município se apresentaram narrando a história do Brasil, desde a chegada dos primeiros habitantes até nossos últimos presidentes. O desfile Cívico proporcionou uma verdadeira aula de História do Brasil.
Quem apresentou os primeiros habitantes do nosso país foi o Centro de Referência de Educação Infantil. Caracterizados a rigor resgatou-se o figurino e as armas usadas pelos índios. Em seguida passou-se pela história do Brasil Colônia, pelo Brasil Império iniciado com a Proclamação da Independência por D. Pedro I até chegar à história da Nova República narrada por várias escolas, começando pela Santa Teresinha.
Para encerrar o desfile, as escolas de Ensino Médio apresentaram o Brasil político, geográfico, religião e literatura. A guarda municipal fechou o desfile que foi aplaudido de pé pelos presentes.
Mas quem mais chamou a atenção, sendo aplaudida calorosamente, foi a Fanfarra Municipal, que, em apenas três meses de sua nova formação, já mostra segurança no uso dos novos instrumentos de sopro fornecidos pela Prefeitura Municipal de Araioses. A vestimenta de gala arrancou vários elogios do público que ficou encantado com as belas interpretações, dentre elas o clássico La Bamba, de Richie Valens.

FONTE: Tv Difusora Araioses

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LEI DE ANISTIA DE DÉBITOS PARA MOTOS AINDA NÃO ESTÁ EM VIGOR

COMPARTILHE

O prazo máximo para a solicitação da anistia de débitos é até o dia 29 de novembro

A Lei de Anistia de Débitos para motos, que deveria iniciar no último dia 1°, só deve entrar em vigor na próxima segunda-feira, dia 12. Segundo o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), a alteração de data ocorreu por conta da adequação do sistema do órgão e da Secretaria Estadual da Fazenda à nova lei. O prazo máximo para a solicitação da anistia de débitos é até o dia 29 de novembro de 2011.

Muitos proprietários de motos atrasadas estão indo ao Detran para tentar regularizar o veículo. "Não está funcionando nada ainda. E ninguém sabe explicar o motivo", disse um motociclista de Teresina, na porta do órgão. A Lei que anistia os débitos do Detran é destinada para motos de até 150 cilindradas e carros com motor 1.0.

Segundo levantamento do Detran-PI mais de 50% da frota de veículos no Estado está inadimplente. De um total de 291 mil motos (150 cilindradas), 158 mil estão irregulares. Dos 120 mil veículos 1.0, 33 mil apresentam pendências. Sendo assim, a Lei Estadual de Anistia vai beneficiar proprietários de quase 200 mil veículos.

Ainda de acordo com o Detran, 700 mil veículos estão cadastrados junto ao órgão. "Mas, a gente sabe que existe bem mais que isso. A nova lei vai trazer este benefício: muita gente leva veículos para o interior do Estado que nunca foram registrados", explicou Edilberto Borges, diretor de Registro e Licenciatura do Detran.

A lei estadual anistia todas as taxas do Detran, menos as multas por infração. Outro grande benefício da lei é que a partir de agora acabou a exigência da Polinter - uma taxa que custava R$ 110,00. "O Piauí ainda era um dos poucos estados que cobrava essa taxa. Os motoristas emplacavam os carros, por exemplo, no Ceará, somente para não pagar essa taxa. Agora, o Governo autorizou para que esta taxa seja extinta", explicou o diretor. Com relação às fraudes, Borges disse que o Governo pretende instituir outras ferramentas para coibir as fraudes dos veículos.

Todas as pessoas que estão com os veículos em atraso, deverão levar uma cópia do RG, CPF ou CNH do proprietário do veículo, junto com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), comprovante de rendimento mensal, comprovante de endereço, nota fiscal do veículo (em caso de primeiro emplacamento), Certificado de Registro de Veículo com firma reconhecida (em caso de transferência de proprietário), além de um requerimento dirigido ao chefe do Detran-PI de sua cidade, solicitando a anistia dos débitos, para um posto do Detran.

Os beneficiados só poderão requerer a anistia dos débitos, caso tenham quitado os tributos referentes ao ano em exercício. O diretor Edilberto Borges explicou ainda que uma reunião está marcada para esta quinta-feira com todos os diretores dos postos dos Detrans do Piauí, para comunicar as mudanças. A partir da segunda (12/08), todos os postos do Estado estarão aptos a receberem a demanda.

Fonte: 180 graus.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DO CARANGUEJO

COMPARTILHE

A primeira edição do festival gastronômico do caranguejo de Araioses ocorre entre os dias 09 e 11 de setembro. O objetivo do evento é promover o Caranguejo-Uçá e seu habitat como um atrativo turístico. O evento visa, também, promover a valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do  Caranguejo-Uçá.
No Festival Gastronômico do Caranguejo-Uçá, especialidades como a patinha de caranguejo, moqueca de caranguejo, a caranguejada, poderão ser apreciadas na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses, que abrigarão o evento. 
O município de Araioses é o maior produtor de Caranguejo-Uçá do País e com uma população de aproximadamente 42 mil habitantes (Censo-2010), destes, acredita-se que 5 mil sobrevivam da cata desse crustáceo. 

Já está confirmada a seguinte programação:
Atrações culturais: Bicho Terra, Boi Barrica e Boi de Nina Rodrigues.
E para animar a galera se farão presentes as bandas: Forró estourado (sexta-feira à noite no Viva); Amor Cearense (sábado à tarde na Barreira e Amor Real (sábado à noite no Viva); e Amor Real (domingo à tarde na Barreira) e Mulher Chorona (domingo à noite no Viva).

Confira a programação completa (falta confirmar as atrações locais)

PROGRAMAÇÃO:         
Praça do Viva Araioses
Dia 09.09.2011:             
20:00:  Abertura do Festival
21:00 – Manifestação Cultural (Bumba-Meu-Boi)*
00:00:   Forró Estourado
 Balneário de Barreiras:
Dia 10.09.2011:                    
12:00 horas: Abertura da praça de alimentação
12:00 às 15:00  horas: (banda local)* 
15:00 às  17:00 horas:  Amor Cearense
Praça do Viva Araioses
20:00:  Início das festa
21:00 – Manifestação Cultural (bumba-meu-boi)*
00:00 horas: Amor Real
 Dia 11.09.2011
Balneário de Barreiras
12:00 horas:   Abertura da Praça de Alimentação
12:00 às 15:00  horas: (banda local)* 
15:00 às  17:00 horas:  Amor Real
Praça do Viva Araioses
20:00:  Início das festa
21:00 – Manifestação Cultural (bumba-meu-boi)*
00:00 horas: Mulher Chorona

* Já estão escaladas as seguintes manifestações culturais: Bicho Terra, Boi Barrica e Boi de Nina Rodrigues, falta confirmar apenas o dia da apresentação de cada uma.


Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More