
O auxílio do Bolsa Família de 436.612 beneficiários foi bloqueado por falta de informação correta sobre a freqüência escolar das crianças no Cadastro Único dos Programas Sociais, no mês de maio.
Segundo o Governo Federal as famílias podem regularizar a situação dos filhos com o governo municipal até o dia 31 de outubro identificando a instituição de ensino de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos.
No Maranhão foram bloqueados 30.379 benefícios.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu a notificação de que 13,7% dos beneficiários ficaram fora do monitoramento escolar em 2010, por conta da escola não ter sido identificada no Cadastro Único ou por conta das informações desatualizadas.
O desbloqueio pode ser realizado de duas formas: O gestor do Bolsa Família no Município ao receber as informações corretas inseridas no cadastro deverá informar à Secretaria de Educação que poderá desbloquear o benefício da família no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Se o gestor não realizar o desbloqueio, o benefício será automaticamente desbloqueado no mês de julho, isso se as crianças e adolescentes tiverem a frequencia escolar registrada no Sistema Presença do MEC.
O desbloqueio também será realizado se as famílias que tem crianças fora da escola forem inseridas em ações de acompanhamento familiar pela assistência social, com registro de Condicionalidades – Sicon.
As famílias atendidas pelo programa podem evitar a perda do benefício cumprindo as condicionalidades nas áreas de educação e saúde, mantendo o cadastro atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração, como mudança de escola dos filhos. A data para renovação da informações no Cadastro Único de mais de 1,2 milhão de beneficiados com o Bolsa Família é dia 31 de outubro, a não atualização implica na perda do benefício.Fonte: Tv Difusora Araioses
0 comentários:
Postar um comentário